Total de visualizações de página

domingo, 30 de julho de 2017

Prefeitura de Sobral implanta o Programa “Criança Feliz”

Secretário Júlio César Costa Alexandre na abertura da XI Conferência Municipal
de  Assistência Social de Sobral  - Foto: Manoelzinho Canafístula

Reconhecendo que os primeiros 06 anos de vida da criança são fundamentais para o seu desenvolvimento físico, cognitivo e social, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (SDHAS) aderiu ao Programa Criança Feliz, instituído por Decreto Federal nº 8.869, de 05 de outubro de 2016.
O Programa Criança Feliz constitui numa estratégia intersetorial que busca promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida; fortalecendo a trajetória brasileira de enfrentamento da pobreza, com redução de vulnerabilidades e desigualdades, potencializando a integração do acesso à renda com inclusão em serviços e programas.
Para fortalecer a intersetorialidade das ações municipais do programa, foi constituído o Comitê Gestor Intersetorial que conta com a participação das Secretarias dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social; Educação; Saúde; e Cultura, Juventude, Esporte e Lazer. O público beneficiado são gestantes e crianças de até 36 meses (0 a 3) pertencentes ao Programa Bolsa Família; e crianças de até 72 meses (0 a 6) beneficiárias da Prestação Continuada.
“Durante o mês de julho, realizamos as visitas domiciliares para a adesão dos 600 beneficiários junto aos seis territórios de abrangência dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), a reunião do Comitê Gestor e o encontro com os supervisores do programa. Cada criança é única ao nascer, por isso o Programa fortalece os cuidados familiares valorizando o saber do cuidador, bem como a interação dos familiares a partir de atividades que serão desenvolvidas no espaço do domicílio”, destacou o titular da SDHAS, Júlio César Alexandre que apresentou o programa na abertura da XI Conferência Municipal de Assistência Social realizada no dia 25 de julho no auditório do curso de medicina da UFC.
Programa Criança Feliz - O Programa Criança Feliz tem como atividade principal as visitas domiciliares, cujos objetivos são: a atenção e apoio à família, o fortalecimento do vínculo e o estímulo ao desenvolvimento infantil. Essas visitas serão feitas por visitadores domiciliares e orientadas pelos supervisores, que atuaram sob o Método Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC) cedido pelo UNICEF/OPAS.
Para obter maiores informações sobre o Programa Criança Feliz a população deve procurar o CRAS mais próximo da sua residência.

(Com informações da SDHAS Sobral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem é Manoelzinho Canafístula?

Minha foto

Quem é Manoelzinho Canafístula?

Manoel Rosa Filho é conhecido popularmente como Manoelzinho Canafístula, tem 44 anos, é Jornalista Profissional (1996), Professor (1996), Radialista (1997), Micro Empresário de Serviços (2007), Político (1996/2018), Líder Comunitário (1996/2018) e Estudantil (2003/2017). Nasceu em Agosto de 1973 no Município de Santana do Acaraú, é divorciado, tem uma filha Assistente Social e Advogada e dezenas de afilhados pelo Ceará. Residiu por 14 anos na cidade de São Paulo. Trabalhou para as duas maiores empresas do mundo, a francesa Carrefour (1986/1993) e a americana Dun e Bradstreet Div. Nielsen (1994/1995). Em Santana do Acaraú foi Vereador (2007), Secretário de Cultura, Turismo, Desporto e Juventude (2008), Assessor Especial do Gabinete do Prefeito (2013) e Servidor Público Municipal de Santana do Acaraú efetivo (2004/2005) e Servidor Contratado da Prefeitura de Sobral (2017/2018).
Fundou os Jornais Correio Santanense (2001/2005), Tribuna do Vale (2009) e a Voz do Vale (2012/2016). Criou o blog "Tribuna dos Vales" em novembro de 2016. Foi presidente de Associações Comunitárias e conselheiro de sete conselhos municipais, sendo presidente de três deles: Conselho da Criança e do Adolescente, Conselho de Habitação e Conselho de Segurança. Prestou serviços de Assessoria de Comunicação e Imprensa e foi Mestre de Cerimônia para órgãos públicos e privados em diversas cidades da região noroeste do Ceará, incluindo Sobral. Participou de dezenas de cursos, congressos, conferências, seminários, jornadas e oficinas no Ceará e no Brasil.
Mora na cidade de Sobral desde outubro de 2016. Em Santana do Acaraú é conselheiro municipal do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho da Assistência Social, Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social e do Conselho Comunitário de Defesa Social. 

Pesquisar este blog

Follow by Email

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *