Nosso Blog "Tribuna dos Vales" foi criado em 13 de novembro de 2016 e tem por missão fazer a difusão das lutas, conquistas, reivindicações, história e realizações dos municípios que compõem os Vales do Acaraú, Coreaú e Aracatiaçu (Importantes Rios da Região Noroeste do Ceará), bem como as principais notícias que marcaram o Ceará, o Brasil e o Mundo.

Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Tremor de terra em Santana do Acaraú teve epicentro em Fernando de Noronha e atinge 2,7 na Escala Richter

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. O triangulo vermelho representa a estação RCBR.

O Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN) divulgou nesta segunda-feira (10) a magnitude do tremor de terra sentido pelos moradores de Santana do Acaraú na noite de ontem (9). Os dados são da estação Riachuelo no Rio Grande do Norte e indicam que o evento aconteceu às 23h. O epicentro que é o ponto de origem do abalo, foi a leste da Ilha de Fernando de Noronha. 

O gerente do núcleo de Sismologia da Defesa Civil do Estado Francisco das Chagas Brandão Melo, afirmou que abalos sísmicos na região não são raros e se devem a falhas geológicas existentes naquela zona. "Anos atrás ocorreu uma série de tremores nessa ordem de grandeza. É uma área sísmica ativa", comentou o gerente. 
Para evitar maiores danos, o gerente da Defesa Civil pede para que as pessoas mantenham a calma. "A medida inicial é, se estiver dentro de casa, buscar ficar em baixo de uma mesa, por exemplo para evitar ser atingido por uma telha, por exemplo. Mas a principal recomendação e procurar uma área livre de desabamentos", recomenda.
Os moradores do Bairro Veneza, onde parte de uma casa caiu durante um abalo no mês de março, sairiam pra fora de casa, após o tremor, assustados com novas possibilidades de desabamentos.
Segundo informações LabSis/UFRN, hoje (10) pela manhã eles analisaram os dados da estação e confirmaram que o abalo de Santana do Acaraú havia sido registrado. O evento ocorreu ontem (9), às 23h (hora local, 02:00 UTC do dia 10)  e teve magnitude preliminar estimada em 2.7 na Escala Richter. O mapa de localização epicentral está na Figura 1.

Figura 2. Registro do evento na estação RCBR.




Nenhum comentário:

Postar um comentário